O que é Audiometria?

É o exame que avalia sua capacidade de ouvir os sons.

Gostou? compartilhe!

Exame de audiometria para adaptação de aparelho auditivoaudiometria é um exame auditivo que avalia a audição e deve ser realizado por profissionais especializados: fonoaudióloga. O paciente, no interior de uma cabine, faz teste, avaliando a sua audição. O resultado é visto em um audiograma, que nada mas é que um gráfico que mosta o grau da perda auditiva do paciente.

A audiometria é um exame eficiente que tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons. Através do exame de audiometria detectam-se possíveis alterações auditivas e permite orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso.

O exame de audiometria deve ser realizado pelo fonoaudiólogo habilitado, pois, esse especialista consegue diagnosticar qualquer dificuldade auditiva, medir a intensidade e verificar qual o tipo de perda auditiva pode ter afetado o paciente. A audiometria é um exame preventivo e bastante recomendado para diagnósticos precisos.

Faça um Exame de Audiometria Gratuito. Ligue e agende (11) 2365-8549

Quando é preciso fazer o exame de Audiometria?  

    A audiometria é preciso quando há uma necessidade de avaliar o grau auditivo do deficiente auditivo, nos casos de suspeita de perda auditiva ou quando ocorrem, uso excessivo de medicamentos diversos, tímpano rompido, traumas, infecções e história hereditária de perda auditiva na família. Alguns fatores também devem ser levados em consideração como, por exemplo, fatores emocionais, psicológicos e até odontológicos.

    Em alguns casos apenas o exame de audiometria não é o suficiente para um diagnóstico preciso e outros exames podem ser solicitados como: Imitanciometria, Bera e emissões otoacústicas. Existem casos em que a radiografia e a tomografia computadorizada do crânio também auxiliam no diagnóstico e podem ser solicitados.

    O exame de Audiometria é indolor

    A Audiometria não dói e é realizado por um profissional especializado (fonoaudiólogo habilitado em audiologia). É feito um teste rápido, simples e indolor, no qual, o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica livre de ruídos do ambiente externo.

    Na atualidade existem dois tipos mais usuais de audiometria, sendo: tonal e vocal. O primeiro teste, que é a audiometria tonal, visa estimar o grau e o tipo da perda auditiva do paciente, já o segundo, a audiometria vocal, pesquisa a capacidade de detectar a fala humana. Nos dois casos um fone de ouvido é usado e para que o exame seja realizado com sucesso e é extrema importância a participação ativa do paciente, onde é elevada a mão a cada emissão de audio na cabine acústica.

    O resultado da audiometria é medido em decibéis e o teste pode variar em uma escala entre -10 a 120 decibéis.

  • - Acima de 90 decibéis, Perda Auditiva Profunda;
  • - Entre 71 a 90 decibéis, é considerada Perda Auditiva Severa;
  • - Entre 56 a 70 decibéis, é considerada Perda Aud. moderadamente severa;
  • - Entre 41 a 55 decibéis, é considerada Perda auditiva moderada;
  • - Entre 26 a 40 decibéis, é considerada Perda Auditiva Leve;
  • - Abaixo de 25 decibéis, a audição é considerada normal;